PolÝtica

31/07/2020 11:40

Prefeitura de Sinop ataca >fake news> sobre CoronavÝrus e disponibiliza telefone para sanar d˙vidas

Sonoticias

A prefeitura divulgou nota, hoje, criticando notícias falsas (fake news)  sobre o COVID-19 (coronavírus) e reafirmou que Sinop não tem nenhum caso e relatos inverídicos “têm sido um grande problema nos trabalhos de prevenção e orientação junto à população”. “Precisamos evitar os Fake News, porque existem muitas informações desencontradas e isso está causando muito pânico e o nosso papel é de proteger e conscientizar a população. Vamos monitorar os canais da Prefeitura de Sinop, porque nos estamos alinhados com a Secretaria do Estado e com o Ministério da Saúde”, afirmou a prefeita Rosana Martinelli, ontem, na entrevista coletiva do Gabinete de Situação para monitoramento e adoção de medidas emergenciais.

O secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, é necessário que todos tenham consciência das graves consequências que um dado inverídico pode trazer a população, entre elas o pânico desnecessário.  “Primeiro eu peço encarecidamente que não compartilhem áudios, dados, textos ou imagens que contenham informações duvidosas, entendemos a importância da transparência com a população neste momento, não estamos e não vamos esconder nada. Todas as informações verídicas devem ser buscadas nos canais oficiais em âmbito municipal, estadual e federal”, orienta.

A prefeitura de Sinop disponibilizou para a população o número 66 – 99995-1782 para contato de pacientes que apresentem sintomas, que são: tosse seca, febre e dificuldade para respirar. Alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diaréia. “É importante que além dos sintomas, a pessoa tenha histórico de viagem para país com transmissão sustentada ou área com transmissão local nos últimos 14 dias, ou histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para Covid-19, no mesmo período de tempo”, informa.

As informações oficiais da prefeitura  alinhadas com o ministério da Saúde e secretaria estadual de Saúde estão sendo divulgadas por meios dos canais oficiais do município, que são: o site www.sinop.mt.gov.br , ou as redes sociais, Facebook Prefeitura de Sinop e Instagram @prefeituradesinop. Os sites www.mt.gov.br e www.saude.gov.br , também, são fontes confiáveis.

Ontem à noite, em Rondonópolis, a prefeitura confirmou um caso de Coronavírus. Oficialmente, é o único em Mato Grosso que as autoridades de Saúde atestam e a secretaria estadual aguarda resultados de cinco casos suspeitos.


Copyright  - MT HOJE  - Todos os direitos reservados