23 de maio de 2024 - 00:10

Cidades

13/05/2024 09:54

Cresol enfatiza proteção contra fraudes na Senef 2024

Cooperativa intensifica ações durante a Semana Nacional de Educação Financeira, promovendo conscientização e medidas preventivas para a comunidade

 A 11ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Senef) acontece de 13 a 19 de maio de 2024, tendo como foco a Proteção Financeira e Solidariedade aos Irmãos do Rio Grande do Sul. Esta iniciativa nacional visa conscientizar sobre os riscos e medidas preventivas contra fraudes e golpes no ambiente financeiro, especialmente no contexto das crescentes finanças digitais. O evento é uma oportunidade para disseminar conhecimento e promover a segurança do consumidor e investidor de produtos financeiros.

A Cresol desempenhará um papel ativo durante a Senef, oferecendo uma ampla gama de atividades: palestras presenciais e virtuais, rodas de conversa, atendimentos consultivos e ações de conscientização em parceria com escolas, universidades, empreendimentos dos cooperados, empresas parceiras e outras organizações. O objetivo é criar uma estratégica ampla, atingindo diversos públicos, desde crianças e adolescentes a adultos, empreendedores cooperados e não cooperados, promovendo a educação como uma ferramenta essencial para uma vida financeira saudável.

Parte fundamental das atividades da Cresol durante a Senef será a intensificação de seus projetos educacionais, que abordam o planejamento financeiro e temas como cooperação, empreendedorismo e sustentabilidade. Estas iniciativas visam oferecer conhecimento e promover uma mudança de comportamento em relação ao dinheiro e às finanças pessoais.

Para isso, a cooperativa de crédito elaborou uma série de materiais, que inclui apresentações, testes de perfil financeiro, guia de bolso, simuladores financeiros, planilhas para organização do orçamento, e-books, vídeos e podcasts, a ser trabalhada em toda a comunidade. Também é possível acessar mais informações na página cresol.com.br/seguranca.

A proposta traz ainda conteúdo nos canais digitais da cooperativa com vídeos e dicas financeiras, destacando medidas de proteção e segurança em transações digitais. Essas informações visam alertar sobre práticas comuns de golpes, como ligações suspeitas, solicitações de dados pessoais por telefone e e-mail, verificação regular de extratos financeiros e evitar transações em redes wi-fi não seguras.

"As atividades durante a Senef são uma forma de a Cresol empoderar os cooperados e comunidades, oferecendo conhecimento e ferramentas para uma vida financeira mais segura e sustentável. O objetivo é contribuir para um modelo de sociedade no qual as pessoas possam compreender melhor o papel da cooperação, fazer uso adequado do dinheiro, adotar o consumo consciente e outras lições que conseguimos compartilhar, tendo como base o comportamento ético e sustentável”, comenta Cledir Magri, presidente da Cresol.

Apoio ao Rio Grande do Sul

Nesta semana, em virtude das fortes chuvas que assolam o Estado do Rio Grande do Sul e da situação de calamidade pública, o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) alterou o tema da 11ª edição da Senef para Proteção Financeira e Solidariedade aos Irmãos do Rio Grande do Sul.

O Fórum também demonstrou a intenção de promover uma edição extraordinária e inédita da Senef para o Rio Grande do Sul no segundo semestre. A temática deverá ser direcionada para resiliência financeira e a reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul.

A Cresol, em solidariedade à população atingida, está mobilizando esforços em suas cooperativas para auxiliar as comunidades afetadas. Doações recebidas via Pix serão destinadas para compra de alimentos, água e outros itens necessários para amenizar a situação enfrentada por milhares de pessoas.

O Pix para doação é CNPJ 24.103.717/0001-27, tendo como favorecida a Associação dos Funcionários da Cresol (ADFC).

Sobre a Cresol

Com 28 anos de história, mais de 900 mil cooperados e 871 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.


Plantão

(65) 99288-0115