24 de junho de 2024 - 21:25

Cidades

16/05/2024 18:02

Parque Tecnológico Itaipu promove avanços significativos em segurança de barragens

Centro avançado em soluções para barragens comemora 16 anos de pesquisa e inovação  

Em um cenário em que a segurança de barragens se destaca com sua importância, o Centro Avançado em Soluções para Barragens (CEASB) celebra 16 anos de contribuição significativa para o desenvolvimento de soluções estratégicas e inovadoras nesta temática.  

Criado pela parceria entre Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em 2008, o CEASB, se destaca como um Centro voltado para impulsionar a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de tecnologias relacionadas a soluções para barragens. Ao longo desses 16 anos, o centro tem atuado no desenvolvimento de soluções estratégicas em segurança de barragens, além de desempenhar um papel de articular e apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada, conectando o meio acadêmico com o ambiente técnico.  

O comprometimento contínuo do Parque com soluções de engenharia e gestão ambiental tem sido fundamental para a importância estratégica e sustentável da barragem de Itaipu ao longo do tempo. No decorrer dos últimos 16 anos, o CEASB contribuiu significativamente para preservação e otimização da barragem de Itaipu. 

Vale enfatizar que a Itaipu é a responsável pela segurança da sua estrutura de barragem, e para isso ela conta com profissionais altamente capacitados que garantem essa segurança. Segundo Alexandra da Silva Belini, gestora do CEASB, o centro atua desenvolvendo soluções e resultados que auxiliam na tomada de decisão através de pesquisas práticas, ou pesquisas preventivas.  

“Nesse caso a Itaipu demanda algum tipo de estudo, de pesquisa, e a gente fornece os resultados, mas a aceitação e a aplicação das nossas sugestões e análises cabe à Itaipu. É nesse quesito que o CEASB atua, desenvolvendo soluções e resultados que possam auxiliar na tomada de decisão, não apenas para a Itaipu, mas para outras usinas também. Estamos aqui para contribuir com ações preventivas para mitigar os acidentes e incidentes em barragens”, afirmou.  

Ao longo do tempo, o CEASB expandiu seus serviços para atender não apenas a Itaipu, mas também outras barragens. Entre seus clientes, está a Sanepar, a companhia de abastecimento do estado do Paraná. Para a Sanepar, o CEASB realizou estudos nas quatro barragens localizadas na região metropolitana de Curitiba além de fornecer quatro sistemas de monitoramento de barragens, desenvolvidos pelo CEASB com a colaboração de outros centros do PTI. O Centro não se limita apenas à região local, um exemplo é um projeto de P&D ANEEL em andamento que está sendo realizado com a Usina de Belo Monte, localizada em Altamira, no Pará. 

Simulações - Outro ponto importante a se destacar é a expertise do centro em realizar simulações para barragens. Durante a simulação, a estrutura da barragem é transferida para um ambiente computacional por meio de um software. Dessa forma, são realizadas simulações que criam condições extrapoladas do que pode acontecer com a estrutura ou equipamento eletromecânico. O principal objetivo é proporcionar ao engenheiro, ao final, informações sobre o comportamento daquela estrutura, ou seja, o que está ocorrendo e o que pode acontecer com a estrutura em estudo e simulação.  

Educação e Capacitação - Ao longo de seus 16 anos de existência, o CEASB tem sido um catalisador para o desenvolvimento de aproximadamente 100 projetos de pesquisa, proporcionando cerca de 480 bolsas de pesquisa em diferentes níveis acadêmicos, incluindo graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Além disso, o centro fornece recursos essenciais, como software, hardware, equipamentos, insumos, livros, treinamentos e apoio na participação de eventos para a divulgação dos resultados alcançados. 

Além de ser um polo de pesquisa, o CEASB destaca-se pelo compromisso com a formação e capacitação de profissionais da região. O centro investe em Educação e Capacitação Corporativa, incluindo a oferta de programas de doutorado e especialização em métodos numéricos aplicados à engenharia. Esses programas visam promover a pesquisa aplicada, e gerar conhecimento valioso compilado em publicações.  

Consolidando-se como parceiro estratégico de instituições renomadas, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o CEASB oferece cursos de especialização em Segurança de Barragens, Instrumentação e Auscultação de Barragens, e Inspeção de Barragens com Drone. Essas iniciativas proporcionam uma formação semipresencial, capacitando e atualizando os profissionais em uma modalidade de ensino de curto prazo, alinhada com as demandas do setor.  

O Centro não se limita a ser um espaço de pesquisa; ele fomenta um ambiente multidisciplinar, integrando diversas áreas do conhecimento relacionadas à segurança de barragens. A plataforma tecnológica do centro é o epicentro dessa colaboração, permitindo a participação ativa de pesquisadores, bolsistas, funcionários da Itaipu e outros profissionais com dedicação exclusiva.  

Perspectivas Futuras e Reconhecimento - Com 16 anos de realizações, o CEASB olha para o futuro com otimismo, continuando a impulsionar a pesquisa aplicada e a inovação em segurança de barragens. O centro destaca-se como referência na área, contribuindo para a construção de uma base sólida de conhecimento.  

Ao longo de sua trajetória, o CEASB não apenas contribuiu para o desenvolvimento territorial, mas também para capacitação de pessoas. Essa integração entre empresas, institutos de pesquisa e universidades resultou em avanços significativos na inovação tecnológica e no empreendedorismo.  

A celebração do aniversário do CEASB é também uma oportunidade para reconhecer o compromisso contínuo da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu com o aprimoramento da segurança das barragens no Brasil e no Paraguai.  


Plantão

(65) 99288-0115