pt-br

04 de setembro de 2025

Plataforma de vídeo Kick investigada após a morte de streamer

Cidades Kick 27/08/2025 08:00 Graham Fraser https://www.bbc.com/news/articles/czxpepn5qlxo

O governo francês também diz que está processando a plataforma pela morte de Raphaël Graven, também conhecido como Jean Pormanove.

Os promotores franceses abriram uma investigação sobre a plataforma de vídeo australiana Kick sobre a morte de um criador de conteúdo durante uma transmissão ao vivo.

Raphaël Graven - também conhecido como Jean Pormanove - foi encontrado morto em uma residência perto da cidade de Nice na semana passada.

Ele era conhecido por vídeos em que suportava aparente violência e humilhação.

O promotor de Paris disse que a investigação analisaria se a Kick transmitiu conscientemente "vídeos de ataques deliberados à integridade pessoal".

Um porta-voz da Kick disse que a empresa estava ciente da investigação e estava recebendo aconselhamento jurídico.

"Continuamos totalmente comprometidos em cooperar com as autoridades relevantes em qualquer investigação em andamento", acrescentou.

A investigação do promotor também procurará determinar se a Kick cumpriu a Lei de Serviços Digitais da União Europeia e a obrigação das plataformas de notificar as autoridades se a vida ou a segurança dos indivíduos estiver em questão.

Em um anúncio separado, a ministra francesa de Assuntos Digitais, Clara Chappaz, disse que o governo processaria a plataforma por "negligência" por sua falha em bloquear "conteúdo perigoso", de acordo com a agência de notícias AFP.

'Horror absoluto'

Graven foi encontrado morto em 18 de agosto.

A mídia local informou que o homem de 46 anos havia sido sujeito a ataques de violência e privação de sono durante as transmissões, e morreu durante o sono durante uma transmissão ao vivo.

Em uma postagem no X no dia seguinte, Chappaz descreveu sua morte como um "horror absoluto" e disse que ele havia sido humilhado e maltratado na plataforma por meses.

Uma autópsia realizada no final da semana revelou que a morte de Graven não foi resultado de trauma ou das ações de terceiros.

A polícia local apreendeu vídeos e entrevistou várias pessoas que afirmam ter estado presentes quando ele morreu.

Eles também revelaram que Graven havia sido contatado anteriormente por detetives e havia "negado veementemente" ser vítima de violência, dizendo que os atos em que ele estava envolvido foram encenados para "criar um burburinho" e ganhar dinheiro.

A Kick é uma plataforma semelhante à Twitch, e os usuários podem transmitir conteúdo e interagir com outros usuários em tempo real.

"Estamos profundamente tristes com a perda de Jean Pormanove e estendemos nossas condolências à sua família, amigos e comunidade", disse a Kick em um comunicado anterior.

As diretrizes da comunidade da plataforma foram "projetadas para proteger os criadores" e a Kick estava "comprometida em manter esses padrões em nossa plataforma", acrescentou seu porta-voz.