23 de maio de 2024 - 00:40

Cultura

30/01/2024 09:43

Museus terão programação especial no aniversário de São Paulo; confira

No dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 470 anos. Tradicionalmente, a data é feriado e permite que muitas pessoas celebrem junto com a cidade.

Nas comemorações da capital paulista, além de shows gratuitos, também alguns museus se organizaram com programações especiais para a data. É uma ótima opção para levar as crianças ou até para conhecer melhor a cidade que é a mais populosa do Brasil, com mais de 11 milhões de habitantes.

Confira opções de museus com programação especial para o feriado do Aniversário de São Paulo:

Museu do Ipiranga

Durante o dia 25 de janeiro, o museu oferece entrada gratuita para todos os públicos, permitindo acesso às exposições “Uma História do Brasil”, “Para Entender o Museu” e “Passados Imaginados”. A distribuição de ingressos é feita a partir de 9h30, somente na data e sem agendamento e está sujeita a disponibilidade.

Além disso, às 09h, a escadaria do eixo monumental, haverá uma apresentação especial do Coral Heliópolis do Instituto Baccarelli interpretando composições populares e clássicos da música brasileira.  Vale mencionar que a apresentação contará com recursos de acessibilidade para a comunidade surda.

/ Divulgação

Casa Museu Ema Klabin

A Casa Museu Ema Klabin, por sua vez, vai realizar às 14h30, uma Caminhada Fotográfica pelo bairro do Jardim Europa com o intuito de incentivar o registro de características do tradicional bairro paulistano, pensando ainda em sua relação com o desenvolvimento da cidade. Para participar é necessário ter mais de 12 anos e levar uma câmera, que pode ser a do próprio celular.

/ Divulgação/Foto Nelson Kon

Museu da Língua Portuguesa

Nesta quinta (25), o museu que se localiza próxima da estação Luz também funcionará normalmente e vai oferecer entrada gratuita ao público que deseja participar das duas visitas mediadas oferecidas pelo Núcleo Educativo – uma intitulada “Quem civiliza quem?” (às 10h e às 13h) e a outra chamada “Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo” (às 11h e às 15h).

Museu da Língua Portuguesa
Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo / Rovena Rosa / Agência Brasil

Museu Casa Mário de Andrade

Uma opção criativa e educativa poderá realizada no Museu Casa Mário de Andrade, que preparou uma oficina de bonecos de papel das 14h às 15h30. O encontro, que será realizado no orquidário da Casa das Rosas, na Avenida Paulista, vai proporcionar a confecção inspirados no escritor e na época em que ele viveu. Para participar, é necessário se inscrever até o dia 24, no site do museu, clicando aqui.

Na Casa Mario de Andrade, várias fases do escritor / Wikimedia Commons

Casa das Rosas

Falando em Casa das Rosas, o local também vai proporcionar nesta quinta (25), das 11h às 16h, a “Feira Multicultural: trabalhos do mundo” em seu jardim. A atividade ainda traz diálogos entre essas pessoas e o público, por meio da apresentação de trabalhos e culturas dos expositores participantes. Música e recital de poemas também serão apresentados durante à tarde e a programação completa do local, você confere aqui.

Casa das Rosas, na Avenida Paulista
Casa das Rosas, na Avenida Paulista / André Hoff/Agência Brasil

Museu Catavento

Em comemoração ao aniversário de São Paulo, o Museu Catavento preparou uma oficina especial “Light Painting”, que acontece às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. Nela, os participantes conhecerão mais sobre a técnica de fotografia que consiste em utilizar uma fonte de luz para desenhar uma cena, durante exposição prolongada.

SP
/ Foto: Governo do Estado de São Paulo

Museu do Futebol

Para os amantes de esportes, o Museu do Futebol trará Letícia Silva, a campeã brasileira de futebol freestyle, que fará uma apresentação e ainda vai ministrar uma clínica de altinha às 11h. Além disso, das 10h às 17h, terá um pula-pula de bola inflável e diversas brincadeiras do universo do futebol serão realizadas no dia 25 de janeiro.

Por conta da data, as atividades serão gratuitas, pois serão realizadas no foyer do museu, inclusive, também, será gratuita a visitação a exposição temporária “Futebol de Brinquedo”.

Exibição do primeiro jogo da última Copa do Mundo, no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo / Rovena Rosa/Agência Brasil

Pinacoteca de São Paulo

Já a Pinacoteca estará com as apresentações musicais do rap Oz Guarani e o Coral M´baraeté, com canções de resistência e fortalecimento da luta indígena por seus direitos. Será gratuito, às 14h, na praça da Pina Contemporânea.

O show é apresentado em duas línguas, em português e em guarani, com rimas e poesia que divulgam as necessidades do seu povo, relatam os problemas diários sofridos na comunidade. Vale ainda mencionar que estará disponível uma visita com curadoria com o tema “São Paulo e o Acervo”, na Pinacoteca da Luz, às 11h.

Pinacoteca de São Paulo, museu mais antigo da cidade
Pinacoteca de São Paulo, museu mais antigo da cidade / Foto: Marcela Rahal/CNN Brasil

Museu das Culturas Indígenas

Em 25 de janeiro, das 10h às 12h, o MCI proporcionará a roda de conversa “Topônimos de Origens Indígenas Presentes na Cidade com os Mestres dos Saberes” – os indígenas que integram a equipe educativo do museu. A entrada é gratuita, mediante inscrição antecipada no site.

Museu das Culturas Indígenas/ Divulgação

Museu das Favelas

O local preparou, às 14h, a visita educativa de “A Favela Merece um Palácio!” nos arredores do museu, resgatando as lembranças do compositor, cantor e militante brasileiro Geraldo Filme.

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

Com entrada gratuita, o artista Alex Hornest receberá o novo muralista, Andy Hope, para apresentarem “intervenção em um mural” na fachada do museu. Além disso, às 14h, acontecerá o lançamento do catálogo da exposição “Na raiz do tempo, a matriz da cor” e o artista Sérgio Lucena baterá um papo com o curador Claudinei Roberto.

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Por meio de uma visita guiada, o museu vai abordar a formação da cidade a partir da influência religiosa imposta no período colonial brasileiro até os dias de hoje, às 10h e às 14h30. Com o tema “São Paulo – cidade de entroncamentos”, as inscrições estão sendo realizadas no site do museu. Além disso, a exposição “Santa Ana em São Paulo: devoção refletida na arte”, marca os 470 anos da cidade e ainda, revela a influência da padroeira na cultura e história paulistana.

Confira outras opções culturais que acontecem neste feriado (25):

Na Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, localizada no bairro Taipas, terá a atividade “Carimbando São Paulo – estamparia manual em E.V.A”, na qual os participantes poderão realizar, manualmente, a impressão em tecido, utilizando símbolos que retratam a diversidade de São Paulo. Será em 25/01, em dois horários, das 12h às 13h e das 13h10 às 14h10, com a participação por ordem de chegada.

Em uma homenagem à rainha do rock brasileiro, a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, na Brasilândia, apresentará um “Tributo à Rita Lee”. Coordenado pela cantora Eve da Mata, o evento traz um repertório abrangente, contemplando diversas canções da renomada artista das 13h30 às 14h30.

Já a “Oswald dança Rita Lee”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, terá uma performance de dança feita em comemoração ao aniversário da capital paulista e, ao mesmo tempo, inspirada nas músicas da grande artista paulistana. A atividade acontece das 13h às 14h.

Os apreciadores de saraus, podem aproveitar o sarau da Biblioteca de São Paulo. Em homenagem ao aniversário da cidade, o Sarau BSP recebe o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo das 14h às 16h.

Também de forma gratuita, acontece em frente à Fábrica de Cultura Capão Redondo, uma celebração lúdica com uma caravana de jogos do mundo, às 14h.

Por fim, mas não menos importante, uma roda de conversa a respeito da história da cidade de São Paulo acontecerá às 15h, na Fábrica de Cultura Itaim Paulista. Após o bate-papo, o público ainda participará de um quiz.

 

Ana Beatriz Diasda CNN


Plantão

(65) 99288-0115