15 de julho de 2024 - 10:48

Cultura

05/07/2024 09:20

Oitava Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito Celebra a Energia Ancestral Axé!

 


No dia 29 de junho, fiéis se reuniram para celebrar a oitava lavagem das escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em um evento repleto de fé e cultura. Embalados pelos sons de atabaques e cantos afro-brasileiros, os participantes iniciaram a caminhada pela Avenida Coronel Escolástico, demonstrando união e devoção.

 Este ano, o tema escolhido foi "Energia Ancestral Axé!", destacando a importância das raízes e da espiritualidade afro-brasileira na promoção da paz entre os povos. O evento contou com a presença significativa de Mães e Pais de Santo de Cuiabá e da baixada cuiabana, reforçando os laços de fraternidade e respeito dentro das comunidades de Candomblé e Umbanda.

A cerimônia teve a presença luminosa de Mãe Maria José da Silva Matos, da Tenda Umbandista e Centro Espírita Pai Jeremias - Seara de Vó Baiana, anunciada como a Mãe de Santo mais idosa presente no ato. Sua presença foi celebrada com muitas palmas, gestos de carinho e toda a batucada do som ancestral. Com a benção dos mais novos, dos mais velhos e dos nossos ancestrais, ecoou a voz da paz. Sua presença trouxe um brilho especial à cerimonia, simbolizando a continuidade e seu AMOR pela Umbanda.

A celebração reforçou a importância da união, alegria, fé e paz. As palavras do hino da Umbanda ecoaram entre os presentes: "Avante filhas e filhos de fé, com nossa Lei não há. Levando ao mundo inteiro a Bandeira de Oxalá!!!"

Janaina Santana da Costa acompanhada de sua filha Helena Costa Franceschini destacou que: "ao lavar a escadaria, almejamos lavar as iniquidades humanas e formas de violências. Pombas brancas foram soltas, simbolizando paz e liberdade de crenças. Rezamos, cantamos, e com alfazema abençoamos nossa jornada de fraternidade e amor. Compartilho que essa caminhada foi de muita união, alegria, fé e paz!"

A oitava lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito foi mais do que um evento ecumênico; foi um manifesto de paz e esperança, uma demonstração de que a energia ancestral Axé continua a iluminar e guiar os caminhos de todos os seus filhos e filhas de fé.

A fotógrafa Célia Soares,  já frequentou o Centro Espírita Pai Jeremias e atualmente prática a Umbanda no Centro Espírita Nossa Senhora do Carmo, tem registrado a lavagem desde a sua primeira edição. Todas as fotos nesta coleção são dela.

"A Umbanda, o Candomblé é paz e amor, é um mundo cheio de Luz, é força que nos dá Vida, e a grandeza que nos conduz, avante filhas e filhos de fé, e de axé, como nossa Lei não há. Levando ao mundo inteiro a Bandeira de Oxalá," - Nesta adaptação do Hino da Umbanda, Gilda Portella mãe de santo do Centro Espirita Nossa Senhora do Carmo lembra que é fundamental o respeito religioso.  

 


Plantão

(65) 99288-0115