Cibele Foz, analista de sistemas, médium umbandista e cambone-chefe do sábado na Tenda Umbandista Centro Espírita Pai Jeremias – Seara de Vó Baiana, expressa sua imensa alegria em compartilhar um pouco de sua experiência com a linha dos Baianos e Baianas.
Ela relata que conviveu com essa falange maravilhosa há quase 20 anos e que, ao longo do tempo, aprendeu admirar a sua atuação. São entidades altamente competentes que segundo ela: "são entidades exímias, atuando na linha das Almas, ao lado de Pretos (as) -Velhos (as) e Boiadeiros (as), além de também trabalharem na linha da esquerda" trazendo força e sabedoria para as giras. Para a umbandista Cibele os Baianos são: "devotos do Senhor do Bonfim, têm seu dia comemorado na Umbanda em 15 de agosto. Essa linha, além de sua atuação marcante na Bahia, estende sua presença ao Rio de Janeiro, onde atua em conjunto com a linha dos Malandros, como Zé Pilintra, e também tem forte presença nas giras paulistas".
Cibele desta que: "quem já teve a oportunidade de testemunhar a chegada dessas entidades nos terreiros sabe que elas emanaram uma força imensa, trazendo proteção, alegria, simpatia, musicalidade e sabedoria. Suas manifestações carregam paz e perseverança, encantando a todos que com eles se comuniquem".
Seu depoimento é marcante, pois destaca as nuances dessa linha de trabalho: "Como cambone, tive a oportunidade de presenciar que os trabalhos realizados pela linha dos Baianos e Baianas requerem muita disciplina e organização. São entidades firmes, que 'não aceitam levar desaforo para casa', mas possuem uma incrível capacidade de ouvir, acolher e aconselhar com palavras mansas, baixas e serenas. Contudo, quando necessário, "não medem palavras e vão direto ao ponto", fazendo com que os consulentes reflitam sobre determinadas situações para superar suas dificuldades no plano terreno".
Por fim, ela relatou as principais características dessa linha de trabalho dentro da Umbanda, descreveu os alimentos, o modo de se apresentar, se vestir, e o campo de atuação dos Baianos e Baianas: " essas entidades têm personalidades bem marcantes: apreciam água de coco, uma boa cachaça, licor de coco e não abrem mão de um cigarro de palha. Entre suas iguarias favoritas estão o acarajé, a cocada, o caruru e o mungunzá".
No que diga respeito à sua aparência é diversificada, colorida e alegre, "alguns os baianos costumam usar chapéus de palha, outros chapéus de couro, e alguns lenços, mantém a capoeira antiga continua presente em seus mantras e movimentos. Já as baianas se destacam pelos turbantes, saias rodadas, blusas rendadas e seus acessórios característicos, como pulseiras, braceletes, cordões e brincos grandes", que reforçam sua presença marcante e cheia de energia.
Os Baianos e Baianas possuem um jeito " modo particular, único de dançar e uma fala cantada que utilizam em seus trabalhos espirituais, especialmente para quebrar demandas e desfazer trabalhos de magia densas e negativas. Durante suas curimbas, frequentemente simulam movimentos que lembram 'embriaguez', mas esse gesto tem um propósito: ativar energeticamente os chacras inferiores. Essa característica os aproxima da linha dos Marinheiros, com quem tem uma conexão forte, imitando o balanço do mar" .
Essas entidades "são portadoras de fortes orações e rezas poderosas. Alguns trabalham benzendo com azeite de dendê e água, enquanto outros utilizam galhos de laranjeira, alecrim, arruda e outras ervas sagradas em seus rituais de cura e proteção".
Uma coisa é certa: onde quer que um baiano chegue, os ânimos dos entristecidos serão renovados, e a alegria passará a reinar, deixando sua marca de força e luz.
Cantar e rezar duas vezes como nos lembra Vó Nina. Como toda gira tem que ter musicalidade quer sejam sons de palmas, ou de atabaques e ou coro de vozes, então segue alguns pontos cantados da linha dos baianos (as):
1:
Ô MEU SENHOR DO BONFIM
VALEI-ME SÃO SALVADOR
VAMOS SARAVÁ NOSSA GENTE, QUE O POVO DA BAHIA CHEGOU
BAHIA, BAHIA, BAHIA DE SÃO SALVADOR
QUEM NUNCA FOI À BAHIA
PEÇA A DEUS NOSSO SENHOR
2:
BAIANA FAZ E NÃO MANDA, NEM TEM MEDO DE DEMANDA
BAIANA FEITICEIRA, FILHA DE NAGÔ
TRABALHA COM PÓ DE PEMBA, PRA AJUDAR BABALAÔ
BAIANA SIM, BAIANA VÁ QUEBRAR MANDINGA COM DENDÊ
3:
BALANÇA PORTEIRA VELHA, BALANÇA, BALANCEOU
BALANÇA PORTEIRA VELHA, QUE OS BAIANOS JÁ CHEGOU
GALO CANTOU, CANTOU DE MADRUGADA,
AGORA É HORA, É HORA DA BAIANADA.
4:
BAHIA OH ÁFRICA, VENHA NOS AJUDAR
FORÇA BAIANA, FORÇA AFRICANA
FORÇA DIVINA, VEM CÁ, VEM CÁ.
5:
SE ELE É BAIANO, AGORA QUE EU QUERO VER
DANÇAR CATIRA, NO AZEITE DE DENDÊ
EU QUERO VER OS BAIANOS DE ARUANDA
TRABALHANDO NA UMBANDA
PRA QUIMBANDA ELES VENCER
6
BAIANO É POVO BOM
POVO TRABALHADOR
QUEM MEXE COM BAIANO,
MEXE COM NOSSO SENHOR