pt-br

11 de agosto de 2026

Morre Ricardo Fernandes, diretor de Carnaval que marcou escolas de samba do Rio

Cultura Carnaval 04/08/2026 16:35 Mariana Motta - Diário do Rio diariodorio.com

Profissional atuou em agremiações como Unidos da Tijuca, Salgueiro, Vila Isabel, Grande Rio e Porto da Pedra. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Morreu nesta segunda-feira (3) Ricardo Fernandes, um dos nomes mais importantes do Carnaval carioca nos últimos anos. Ele era diretor de Carnaval e trabalhou em diversas escolas de samba do Rio de Janeiro, como Unidos da Tijuca, Salgueiro, Vila Isabel, Grande Rio e Porto da Pedra. A causa da morte e informações sobre o velório ainda não foram divulgadas.

  • Ricardo Fernandes começou no Carnaval em 1980, na Imperatriz Leopoldinense.
  • Ele era referência no quesito Harmonia, que organiza e alinha os componentes durante os desfiles.
  • A Unidos da Tijuca destacou que ele foi responsável por uma transformação na preparação das apresentações.
  • Ele participou da conquista do título da Tijuca em 2010, com o enredo "É Segredo", de Paulo Barros.
  • A Unidos da Tijuca e a Grande Rio prestaram homenagens a ele nas redes sociais.

A Unidos da Tijuca e a Grande Rio foram algumas das escolas que prestaram homenagens ao profissional nas redes sociais. Em nota, a Tijuca destacou a trajetória de Ricardo e sua contribuição para a organização dos desfiles.

Ricardo Fernandes começou sua carreira no Carnaval do Rio em 1980, na Imperatriz Leopoldinense. Com o passar dos anos, ele se tornou uma referência no quesito Harmonia, que é a área responsável por manter a organização e o alinhamento dos integrantes durante os desfiles.

A Unidos da Tijuca afirmou que Ricardo foi o responsável por mudar a forma como as escolas se preparavam para os desfiles, sendo conhecido pela disciplina e pelo trabalho técnico. A escola diz que a expressão "tecnicamente perfeito", muito usada nas análises dos desfiles, ganhou força por causa das apresentações que ele dirigiu ao lado de carnavalescos como Rosa Magalhães e Paulo Barros.

Ele também teve uma carreira de muito sucesso na Unidos da Tijuca, onde comandou o Carnaval da escola em vários anos, incluindo 2003, 2004, 2010, 2011, 2012 e 2013.

A escola lembrou que Ricardo foi uma das peças principais na preparação do desfile que deu à Tijuca o vice-campeonato em 2004 e, depois, participou da conquista do título do Grupo Especial em 2010, com o enredo "É Segredo", de Paulo Barros.

"Aos familiares, amigos e admiradores, deixamos nosso abraço sincero. Ao Igor, filho dele e nosso menino também, o nosso mais caloroso afeto. Obrigado por tudo, diretor. Siga em paz", publicou a Unidos da Tijuca em homenagem ao profissional.