O Festival Nova Friburgo Edição Inverno vai acontecer de 14 a 23 de agosto com uma série de shows gratuitos de música clássica. O evento terá apresentações de obras de grandes compositores como Mozart, Beethoven, Vivaldi e Villa-Lobos, além de ópera e orquestras, em vários pontos culturais da cidade serrana do Rio de Janeiro.
O Festival Nova Friburgo Edição Inverno vai acontecer entre os dias 14 e 23 de agosto com uma programação de shows grátis de música clássica. O evento celebra a música de cordas e aproxima a tradição clássica europeia, trazida por estudantes do Programa Educacional apARTE, da Universidade Mozarteum Salzburg, na mesma cidade onde o compositor Heitor Villa-Lobos começou sua carreira.
Foi em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, que Villa-Lobos apresentou, em 1915, algumas de suas primeiras obras e deu início aos seus 17 quartetos de cordas. O festival lembra essa história e une música de alta qualidade com a chance de formar novos talentos.
- Música de graça: todos os shows do festival são de entrada franca, ou seja, não é preciso pagar nada para assistir.
- Cidade histórica: Nova Friburgo é onde o famoso compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos apresentou suas primeiras obras.
- Talento jovem: o festival dá bolsas de estudos para jovens músicos de vários estados do Brasil estudarem com professores da Áustria.
- Muitos estilos: a programação tem orquestras, quartetos, solistas de piano e até uma ópera cômica.
- Movimento na cidade: o evento atrai turistas e movimenta hotéis, pousadas e restaurantes da região.
Parceria internacional para formar novos músicos
O festival é organizado pelo Programa Educacional apARTE, que tem parceria com o Instituto Dell'Arte e o apoio da Universidade Mozarteum de Salzburg, da Áustria. O programa foi criado em homenagem ao violoncelista Antonio Meneses e oferece bolsas de estudos para jovens músicos de cordas de sete estados brasileiros.
Os escolhidos têm a chance de estudar de perto com artistas convidados e recebem um ensino individualizado, com foco em autodisciplina e formação acadêmica. A ideia é dar oportunidades para novos talentos sem que a falta de dinheiro seja um problema.
Ensaios abertos e shows com obras famosas
Quem tiver curiosidade de ver como se prepara um show de música clássica pode acompanhar os ensaios da orquestra e dos grupos de câmara do apARTE. Eles vão acontecer na Oficina Escola de Artes, a partir do dia 14 de agosto. Os músicos vão preparar obras de Mozart, sinfonias de Mendelssohn e Beethoven, um estudo para cordas de Richard Strauss e os famosos concertos de Vivaldi, como 'As Quatro Estações', com o solista Daniel Guedes.
No dia 21 de agosto, o festival termina com a apresentação da 5ª Sinfonia de Beethoven. Todos os ensaios são abertos ao público e as obras apresentadas serão tocadas nos shows do festival.
Grupos famosos e apresentações especiais
O festival também traz grupos de câmara conhecidos no mundo da música clássica. Um deles é o Quarteto da Guanabara, que existe há mais de 50 anos e foi reformulado em 2019. No dia 15 de agosto, o grupo se apresenta na Usina Cultural Energisa com a participação especial do violoncelista Fábio Presgrave, que estudou na Juilliard School, em Nova Iorque.
No dia 19 de agosto, o Quarteto Assaz, que tem músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira, toca 'Souvenir de Florence', de Tchaikovsky, e o 'Quarteto de Cordas nº 1', de Villa-Lobos, que foi composto em Nova Friburgo. Outra atração é o Quarteto Villa-Lobos, no dia 16 de agosto, e o Quinteto Brisa Carioca, que toca no dia 18.
Sinfônica, ópera e shows intimistas
Na parte de orquestras, além do grupo formado pelos bolsistas do apARTE, o festival recebe a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que é uma das mais reconhecidas do país e tem músicos que já tocaram na Alemanha, França e Estados Unidos. A apresentação é no dia 15 de agosto, na Oficina Escola de Artes.
Uma das atrações mais especiais é a ópera cômica 'A Serva Patroa', composta em 1733 por Giovanni Battista Pergolesi. A montagem será feita pela Cia. Lírica Lívia Dias, no dia 17 de agosto, no Teatro Municipal de Nova Friburgo. Além disso, haverá shows de piano com a mineira Myrian Aubin, no dia 16, e um duo de piano e violão com Fernanda Canaud e Caio Márcio Santos, no dia 20, com um programa só com músicas brasileiras.
Programação completa do festival
14 de agosto, sexta-feira
Oficina Escola de Artes Ensaio da orquestra e grupos de câmara do apARTE Festival de 14h às 16h e de 17h às 19h30m
15 de agosto, sábado
Usina Cultural Energisa Quarteto da Guanabara e Fábio Presgrave 18h
Oficina Escola de Arte Ensaio da orquestra e grupos de câmara de 10h às 12h30m; de 14h às 16h30m e de 17h às 19h. Orquestra Sinfônica de Barra Mansa 16h
16 de agosto, domingo
Usina Cultural Energisa Pianista Myrian Aubin e Hyu-Kyung Jung, violino 16h
Oficina Escola de Artes Ensaio da Camerata do Festival de 10h às 12h30m; de 14h às 16h30m e de 17h às 19h30m. Quarteto Villa-Lobos 12h
17 de agosto, segunda-feira
Teatro Municipal de Nova Friburgo Ópera 'A Serva Patroa' com a Cia. Lírica Lívia Dias 20h
Oficina Escola de Artes Ensaio da orquestra e grupos de câmara de 9h às 11h30m; de 14h às 16h30m e de 17h às 19h30m. Concerto apARTE 12h
18 de agosto, terça-feira
Teatro Municipal de Nova Friburgo 'As Quatro Estações de Vivaldi', com a Camerata do Festival 20h30m. Solista: Daniel Guedes
Usina Cultural Energisa Quinteto Brisa Carioca 19h
Oficina Escola de Artes Concerto apARTE 12h
19 de agosto, quarta-feira
Usina Cultural Energisa Quarteto Assaz 19h
Oficina Escola de Artes Concerto apARTE 12h
20 de agosto, quinta-feira
Usina Cultural Energisa Fernanda Canaud, piano e Caio Márcio Santos, violão 19h
Oficina Escola de Artes Concerto apARTE 12h
21 de agosto, sexta-feira
Usina Cultural Energisa Marina Spoladore, Maico Lopes e Tiago Carneiro (trompete, trompa e piano) 18h
Oficina Escola de Artes Concerto apARTE 12h
Informações importantes
Onde assistir: Usina Cultural Energisa (Praça Pres. Getúlio Vargas, 55 Centro), Oficina Escola de Artes (Praça Pres. Getúlio Vargas) e Teatro Municipal de Nova Friburgo (Praça do Suspiro).


Quarteto da Guanabara é atração no Festival Nova Friburgo Edição Inverno. Foto: Divulgação







