Os principais índices de ações da Europa fecharam sem um rumo definido nesta quarta-feira (5), com os investidores avaliando os balanços corporativos e a chance de um acordo para reabrir o Estreito de Ormuz. O FTSE 100, de Londres, subiu 0,08%, enquanto o DAX, de Frankfurt, caiu 0,24%.
As bolsas europeias fecharam sem direção única nesta quarta-feira (5), com os investidores reagindo aos balanços corporativos e à possibilidade de um acordo entre os Estados Unidos e o Irã que possa reabrir o Estreito de Ormuz.
Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,08%, para 10.888,30 pontos. Em Frankfurt, o DAX caiu 0,24%, para 26.139,03 pontos. Em Paris, o CAC 40 avançou 0,03%, para 8.669,30 pontos. Em Milão, o FTSE MIB cedeu 0,18%, para 53.446,80 pontos.
- As bolsas da Europa tiveram resultados mistos, com alguns índices subindo e outros caindo.
- O FTSE 100, de Londres, subiu 0,08%, enquanto o DAX, de Frankfurt, caiu 0,24%.
- A mineradora Glencore subiu cerca de 4% após divulgar um forte lucro semestral.
- A cervejaria Heineken avançou 2,42% com a aceleração no crescimento dos volumes.
- A Novo Nordisk caiu mais de 4% por causa das vendas fracas do novo Wegovy em comprimidos.
Destaques do Pregão
Em Madri, o Ibex 35 subiu 0,16%, para 20.054,80 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 ganhou 0,08%, para 9.176,10 pontos. As cotações são preliminares. O índice pan-europeu Stoxx 600 avançou 0,03%, para 657,04 pontos, um novo recorde.
Entre os destaques do pregão, a Glencore avançou cerca de 4% em Londres, após a mineradora divulgar lucro semestral forte e anunciar planos de buscar uma listagem secundária no mercado acionário da Austrália.
Já a cervejaria Heineken subiu 2,42% em Amsterdã ao registrar aceleração no crescimento dos volumes, o que impulsionou os resultados.
A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, por outro lado, caiu mais de 4% em Copenhague, pressionada por vendas abaixo do esperado do novo Wegovy em comprimidos, apesar de ter melhorado suas projeções para 2026. A Siemens Energy perdeu 0,25% em Frankfurt após os lucros.
Acordo sobre Ormuz
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta madrugada que um acordo sobre Ormuz pode ser fechado já nesta quarta ou quinta-feira.
Além disso, os EUA removeram sanções de contraterrorismo contra empresas do Iraque ligadas ao regime iraniano, de acordo com o Departamento do Tesouro - uma pré-condição de Teerã para avançar em negociações de paz.
Indicadores Econômicos
No radar macroeconômico, o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da zona do euro atingiu o maior nível em cinco meses, segundo pesquisa final da S&P Global. O mesmo indicador para a Alemanha e do Reino Unido também foi revisado para cima.
Já o índice de preços ao produtor (PPI, em inglês) da zona do euro subiu 4,6% na comparação anual de junho.


Bolsas da Europa fecham sem rumo único Reuters/Suzanne Plunkett






