23 de maio de 2024 - 00:24

Policia

13/05/2024 06:09

Helicóptero da PM bate em placa de trânsito durante pouso

Um helicóptero da Polícia Militar (PM) bateu contra uma placa de trânsito durante o pouso em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Um vídeo mostra o momento em que acontece o acidente, mas em seguida pousa em solo

Em nota, a PM detalhou que uma das pás do rotor principal tocou a placa e causou apenas danos materiais e instaurou Procedimento Administrativo e procedimento Aeronáutico no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Cenipa) para avaliar as circunstâncias do incidente.

As imagens foram feitas por uma testemunha, que preferiu não se identificar, na manhã do último sábado (11), dia em que a cidade comemorou 102 anos. No vídeo, a testemunha chegou a escrever “Graer marcando presença no aniversário de Aparecida”.

Nota na íntegra do Cenipa

Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Brasília (DF), foram acionados, neste domingo (12/05), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PP-EHO, no município de Aparecida de Goiânia (GO).

Na ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

Em breve, a ocorrência de matrícula PP-EHO, no município de Aparecida de Goiânia (GO), estará disponível para consulta no Painel SIPAER.

Por oportuno, cabe destacar que, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica - CBA), é mediante a emissão e a publicação do Relatório Final que o CENIPA se pronuncia sobre os resultados de suas investigações.

A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

O Cenipa tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.


Plantão

(65) 99288-0115