15 de julho de 2024 - 12:08

Politica

08/07/2024 18:14

Max como sucessor de Botelho é único consenso à Mesa Diretora, aponta Dilmar

Conflito entre Janaina e Beto acentua divergências entre parlamentares pelos cargos da nova executiva da AL

A projeção do atual primeiro-secretário da Assembleia Legislativa (ALMT), Max Russi (PSB), como sucessor do presidente Eduardo Botelho (UB) é, por enquanto, o único consenso entre os deputados estaduais sobre a formação da chapa única à mesa diretora, afirmou o líder do governo Dilmar Dal Bosco (UB). Conforme Dal Bosco, o conflito entre a vice-presidente Janaina Riva (MDB) e o vice-líder do governo, Beto  Dois a Um (UB), tem acentuado as divergências entre os parlamentares pelos cargos da nova executiva da Casa. 

"Sei que o que está definido, hoje, por enquanto, mais ou menos é a presidência", disse Dilmar Dal Bosco à imprensa nesta segunda-feira (8).

A incerteza sobre os rumos que essa votação irá tomar com a entrada de Beto, colocou até o nome do governador Mauro Mendes (UB) na roda. A preocupação dos demais grupos é de que a bancada do União Brasil use da influência de Mendes para se beneficiar nas negociações. Por isso, Dal Bosco recorreu a Mauro pedindo que ele se distanciasse da construção das conjecturas. 

"Falei com o governador esses dias e até pedi para que não tivesse interferência do governo na disputa da mesa. Acho que nós que definimos, como a gente sempre fez", opinou Dilmar. 

Para pressionar Beto e Janaina pelo entendimento, evitando um racha entre os aliados de Mauro na AL, Dilmar ameaçou colocar seu nome à disputa. "Da maneira que está vou colocar o meu nome à disposição.

FORMAÇÃO ATUAL DA MESA DIRETORA

A Mesa Diretora é formada por Eduardo Botelho (União Brasil), presidente; Max Russi (PSB), 1º secretário; Janaina Riva (MDB), 1ª vice-presidente; Wilson Santos (PSD), 2º vice-presidente; Valdir Barranco (PT), 2º secretário; Gilberto Cattani (PL), 3º secretário e Valmir Moretto (Republicanos), 4º secretário.


Plantão

(65) 99288-0115