15 de julho de 2024 - 10:37

Politica

08/07/2024 20:59

Governo lança programa Acelera Gov MT para impulsionar startups públicas

Pioneira, iniciativa vai impactar 30 projetos que buscam melhorias na prestação dos serviços públicos à sociedade mato-grossense

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT) lançou, nesta segunda-feira (08.07), o Acelera Gov MT para beneficiar até 30 projetos propostos por servidores públicos da administração estadual. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente por este formulário, onde também constam as regras para participação.


O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, ressalta que o intraempreendedorismo é uma das estratégias da política estadual que incentiva a inovação para melhorias na prestação dos serviços públicos à sociedade mato-grossense.


“Queremos continuar fomentando boas ideias que vêm dos servidores públicos e demonstram potencial para mudanças positivas no desempenho do papel da administração pública estadual”, observa.


O programa de aceleração para startups públicas surge da cooperação assinada entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Seplag, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-MT). O Acelera Gov MT recebeu um investimento de quase R$ 750 mil.


Segundo o gestor inovação do Sebrae-MT, Fernando Pscheidt, além de investir a contrapartida de cerca de R$ 375 mil, a entidade ajudará no preparo das equipes.


“A nossa responsabilidade fica na metodologia e execução das capacitações e consultorias aos participantes. Temos o know-how [saber como] de mais de 10 anos na criação e capacitação de startups privadas em Mato Grosso, dos quais fizemos parte da jornada de mais de 500 delas”, pondera o gestor.


Os projetos de inovação que serão submetidos devem estar relacionados à transformação digital, à redução de custos ou melhorias da receita, à satisfação do cidadão ou à melhoria da gestão pública. Todas as categorias estão detalhadas neste documento.


O adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, lembra que o Governo de Mato Grosso já inovou por ser o primeiro estado a ter uma área de intraempreendedorismo na administração pública.


"Não há registros de iniciativas semelhantes a esta em todo Brasil. Estamos inovando, pois acreditamos que o servidor público pode ser um agente protagonista de mudanças nas práticas públicas, se for devidamente capacitado e estimulado”, afirma o adjunto.


Orientações
O superintendente do Governo Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Washington da Silva, informa que na próxima quinta-feira (08.07), às 15h, será realizado um encontro online pelo Google Meet e transmitido pelo canal da Seplag no YouTube para os servidores interessados nesta iniciativa que mescla a administração pública com a cultura de startups.


“É uma proposta inovadora que preconiza a atuação de intraempreendedores públicos, ou seja, servidores públicos estaduais inovadores, em times internos de alto desempenho, atuando em regime ágil nos moldes de uma startup privada”, finaliza o superintendente.


Plantão

(65) 99288-0115